Um Padrão para Descrição de Materiais (PDM) é parte da infraestrutura mínima para gestão de sistemas logísticos de suprimentos. Esta pratica assegura a correta identificação, descrição, classificação e parametrização inequívoca dos materiais
PDM permite a compatibilização com os padrões de mercado estabelecendo uma gestão econômica que traz diversos benefícios dentre eles:
Otimização na gestão de estoque com redução de falhas em materiais ativos e inativos ;
As atividades abrangem todo o processo que envolve a Padronização de Descrição dos Materiais, com rotina nos conhecimentos:
Ao analisar os cadastros de seus clientes a Brugger & Brugger encontrou vasta situação em desconformidade com a situação ideal, gerando em todos os casos despesas desnecessárias para o cliente, conheça alguns números:
Ao analisar os cadastros de trabalhados encontramos mais de 25% de materiais cadastrados em duplicidade, gerando despasas extras com compras, alocação, estocagem e gerenciamento.
Mais de 54% dos materiais cadastrados estavam com seus cadastros incompletos, gerando despasas extras com compras incorretas, demora no processo de compras, dificuldades na identificação de fornecedores.
Um volume de mais de 40% de materiais cadastrados correspondiam à materiais obsoletos, gerando dificuldades na identificação dos materiais ativos, compras incorretas e dificuldades no gerenciamento.
Com cadastros incorretos e incompletos, mais de 20% de materiais importados deixaram de ser nacinalizados, gerando maior despesas nas compras, demora na entrega, necessidade de manter maior estoque, entre outros riscos.