Um Padrão para Descrição de Materiais (PDM) é parte da infraestrutura mínima para gestão de sistemas logísticos de suprimentos. Esta pratica assegura a correta identificação, descrição, classificação e parametrização inequívoca dos materiais

PDM

 

PDM permite a compatibilização com os padrões de mercado  estabelecendo uma gestão econômica que traz diversos benefícios dentre eles:

Otimização na gestão de estoque com redução de falhas em materiais ativos e inativos ;

  • Equalização dos índices de Falta, Valor, Importância e Segurança do material;
  • Redução do investimento em estoque;
  • Maior acerto no atendimento às necessidades internas de materiais;
  • Exatidão de compra e fornecedor.

As atividades  abrangem todo o processo que envolve a Padronização de Descrição dos Materiais, com rotina nos conhecimentos:

  • Cadastramento no sistema SAP nos módulos MD001 –MD002 – MD003;
  • Pesquisa TIPI quanto ao NCM do item a ser cadastrado;
  • Especificação de Sobressalentes, no físico e por Pack List;
  • Interpretação de Desenhos;
  • ERP e categorização de agrupamento de itens por família;
  • Descoberta e identificação em Físico dentre outras necessidades que englobam a rotina.

Resultados Encontrados

Ao analisar os cadastros de seus clientes a Brugger & Brugger encontrou vasta situação em desconformidade com a situação ideal, gerando em todos os casos despesas desnecessárias para o cliente, conheça alguns números:

Materiais em duplicidade

Ao analisar os cadastros de trabalhados encontramos mais de 25% de materiais cadastrados em duplicidade, gerando despasas extras com compras, alocação, estocagem e gerenciamento.

Duplicidades

Cadastros incompletos ou incorreto

Mais de 54% dos materiais cadastrados estavam com seus cadastros incompletos, gerando despasas extras com compras incorretas, demora no processo de compras, dificuldades na identificação de fornecedores.

Incompletos

Materiais obsoletos

Um volume de mais de 40% de materiais cadastrados correspondiam à materiais obsoletos, gerando dificuldades na identificação dos materiais ativos, compras incorretas e dificuldades no gerenciamento.

Obsoletos

Materiais Nacionalizáveis:

Com cadastros incorretos e incompletos, mais de 20% de materiais importados deixaram de ser nacinalizados, gerando maior despesas nas compras, demora na entrega, necessidade de manter maior estoque, entre outros riscos.

Nacionalizaveis